nada mais coerente que o moderador desse blog divida com o público uma de suas tarefas profissionais: preparar desenhos visualmente atraentes para compor um e-book, sobre Educação Ambiental. A ideia é que - pessoas interessadas no assunto possam ter acesso a um conteúdo explicativo sobre os efeitos do homem no planeta terra – através de desenhos e textos baseados em pesquisas recentes.
Pensei nas cidades, na poluição, nas fábricas. No lixo que nós produzimos, no aumento da fronteira agrícola e no pouco de verde que ainda dispomos. Eis o resultado da barra superior, com alguns outros desenhos que vão compor o resto do trabalho, que descrevo mais abaixo.
Os desenhos no resto do papel são:
· Uma torneira com uma gota de água gigante, pra servir de base para um texto (que será posto dentro da gota) sobre o consumo desordenado de água potável pela Humanidade;
· Um furacão atingindo uma casa e levando até uma vaca que circulava pro ali. Servirá de ilustração para divulgar novos números sobre a incidência de desastres naturais no mundo, que por sinal, não para de crescer;
· O desenho central é sobre um vaso sanitário que recebe de tudo, para ilustrar um triste dado: O sistema de saneamento básico do Estado de São Paulo (SABESP) é paralisado cerca de 3 vezes por mês, para limpar o que as pessoas jogam dentro dos vasos e puxam a descarga. Tem de tudo: chinelos, embalagens de biscoitos, cuecas, calcinhas, escovas de dente e muitos outros.
Os próximos desenhos ilustram o processo de desertificação e uma solução possível para utilizar as cascas dos ovos que você usou na cozinha, respectivamente.
Material usado:
· Muitos lápis de cor (Faber Castell, tipo 009), com vários tons da mesma cor e ainda alguns lápis com cores metálicas, o que ajudou nos efeitos visuais.
· Além deles, usei canetas de ponta fina (UNI PIN 01,08 e 005 BLACK 200) com os diâmetros especificados na foto. Para muitos detalhes, use a 0,05. Pra maior destaque em desenhos grandes, use as outras duas mais grossas.
Antes de me despedir: Se você não é mais criança, use o estilete para apontar seus lápis.
Mas atenção para não cortar os dedos! Mesmo sendo mais perigoso, com o estilete fica mais fácil fazer pontas bem finas, além de evitar que a mesma fique fraca e quebre – resultado típico de apontadores.
Gostou do meu trabalho? Algum comentário, crítica, sugestão? Estamos ansiosos para saber.
Obrigado pela leitura e bom desenho!